Bom Jesus da Serra: Agricultores familiares comemoram chegada de casa de farinha


Os agricultores familiares da comunidade do Bengo, localizada no município de Bom Jesus da Serra, comemoram o funcionamento da casa de farinha, construída pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, que atende diretamente 70 famílias. A unidade segue funcionando com orientações e devidas recomendações de proteção aos riscos de contaminação pela Covid-19.  Foram investidos mais R$ 272 mil, por meio do edital Socioambiental, na aquisição de equipamentos e instalações apropriadas, com sanitários, depósito e infraestrutura para destinação final da manipueira, líquido poluente extraído da mandioca.  Os recursos ainda foram aplicados na capacitação dos agricultores em áreas com beneficiamento, embalagem, comercialização e agregação de valor, além da oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater).

Para o presidente da associação, Valdemar Ribeiro Santos, a casa de farinha foi uma grande realização para a comunidade, “Antes tínhamos muitos gastos, pois tínhamos que fazer a nossa farinha em outra comunidade, pagar pelo equipamento e também tinha o frete. Agora temos a nossa. É o nosso sonho que virou realidade e, em um momento como esse, era o estímulo que a gente precisava para continuar a nossa luta”, afirma.
O jovem Assistente Comunitário Rural (ACR) Ronei Almeida Moreno, que atua no apoio de assistência técnica à comunidade, explica que, antes de produzirem a farinha, os agricultores trabalharam com a mandioca, aprendendo a adubar de maneira correta, entre outras técnicas de plantio, que agora resulta em uma farinha de qualidade. “Por enquanto, a produção será para consumo próprio e a comercialização será só para a vizinhança. Mas a comunidade está satisfeita em consumir um alimento natural, livre de agrotóxicos, tão importante para a saúde, principalmente nesse momento”.
O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a partir de acordo de empréstimo do Banco Mundial.
Fonte: Ascom/SDR