Educação: Poções rumo a Abu Dhabi!


O projeto “As Nascentes do Rio das Mulheres: Cuidar para não morrer.” foi desenvolvido pelas alunas Brizza Mota e Bruna Palmeira, e orientado inicialmente pelo professor Rubevaldo Amaral, quando teve início na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, e desde 2016 até hoje, pela professora Lucineide Dias, no Colégio Estadual Eurides Santana. De 2015 a 2017 Poções passou por uma crise hídrica causada pela degradação das nascentes do Rio das Mulheres, fato descoberto pelas pesquisadoras. Após isso, o projeto buscou soluções práticas. Foram realizadas cinco audiências públicas sobre o tema e em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente-SAGMA, foi ministrado o curso de capacitação sobre agricultura sustentável aos agricultores. Após o envolvimento dos proprietários rurais e parceria com o Programa Ensino Médio Inovador, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e a SAGMA, foram realizadas intervenções que resultaram na revitalização de onze nascentes.

Devido à sua importância, o projeto ganhou vários prêmios, entre os quais podemos citar:

1º lugar na 6° FECIBA, ganhando como prêmio uma credencial para FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e uma bolsa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico);reconhecimento de Geocientistas por Excelência, concedido pela Association for Women Geoscientists (Associação para Mulheres) Geocientistas (A W G);

1º lugar na FENECIT (Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia) que além de medalha de ouro, resultou numa credencial para Esi Mundi, evento de prestígio global, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. Dessa forma o projeto cumpre importante papel de inclusão social no Estado da Bahia e extrapola os limites do interesse municipal, ao se relacionar com uma agenda global ligada aos temas ambientais e da água.

Que o brilhante esforço dessas meninas de uma escola pública de Poções-BA e seus professores, sirva de exemplo para outros alunos e possa estimular iniciativas semelhantes voltadas à preservação do meio ambiente, mananciais e da biodiversidade, num momento em que essas questões cruciais para a sobrevivência do nosso planeta devem preocupar a todas as pessoas.

Vamos prestigiar essas poçoenses, que puseram no topo a escola pública e que certamente mais uma vez brilharão em Abu Dhabi, onde representarão Poções, a Bahia e o Brasil de 20 a 28 de setembro de 2019.

#somostodosescolapublica #pocoesrumoaabudhabi #pormaisciencianaescola  #soumaisocees

A todos os que colaboraram para essa conquista, nosso sincero agradecimento!!!

Colégio Estadual Eurides Santana.