FD 2019: 79ª CIPM divulga resultados da Operação Divino Seguro 2019


Foto: PM

Na manhã desta terça-feira (11), a 79ª CIPM apresentou o balanço das atividades realizadas durante a Operação Divino Seguro 2019. Os números divulgados por meio do relatório de ocorrências apontam para uma significativa redução em relação ao ano anterior. Para tanto, o planejamento integrado juntamente com as inovações tecnológicas implementadas contribuíram para o resultado alcançado. Dentre as inovações, a operação contou com três portais de acesso com detectores de metais, além do serviço de videomonitoramento disponibilizado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia – SSP através da Plataforma de Observação Elevada (POE) em toda a área do evento. Houve apenas uma condução por tráfico de drogas, uma por arma branca, uma por furto e uma por vias de fato. Vale destacar que não houve registro de homicídio e acidente de trânsito.

O serviço contou, ainda, com um efetivo de cerca de 400 policiais militares durante os quatro dias de festa, para um público aproximado de 50 Mil pessoas. Além disso, RONDESP SUDOESTE e CIPE CENTRAL auxiliaram com serviço ostensivo no entorno da cidade; Polícia Civil funcionou em regime de plantão; 7°Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM) de Vitória da Conquista realizou o serviço preventivo e de acompanhamento; Guarda Municipal operou em abordagens nos portais; Tiro de Guerra apoiou durante a chegada das Bandeiras; Polícia Rodoviária Estadual atuou no policiamento ostensivo nas rodovias estaduais que dão acesso à cidade; e DETRAN conduziu o serviço de abordagem no trânsito, não registrando nenhuma ocorrência.

Por fim, foram conduzidas 18 pessoas, entre presos em flagrante e demais conduzidos para prestar esclarecimentos. O Cap PM Alécio, comandante da Unidade, destacou que a parceria entre as forças de segurança foi providencial – “O resultado da Operação mostrou que o trabalho desenvolvido vem evoluindo a cada ano, e quem sai ganhando com isso é a população, que pode desfrutar de um evento tranquilo, pacífico e sem maiores alterações. A Polícia Militar e demais forças de segurança, em parceria com o poder público municipal se empenharam para garantir preservação da ordem pública e o saldo foi o melhor possível” – finalizou o comandante.