Parabéns Boa Nova: Município completa 96 anos de emancipação política


Boa Nova – Foto: ASCOM / PMBN

O Município de Boa Nova completou neste domingo (06 de Agosto) 96 anos de emancipação política.Boa Nova é um município localizado na região centro-sul da Bahia, possuindo na zona urbana uma temperatura média de 24°C. Possui uma população de 15.409 habitantes, espalhados por uma área de 856 km², onde predominam a agricultura e a pecuária. O município possui dois distritos, Valentim e Penachinho. Boa Nova é conhecida internacionalmente por sua elevada biodiversidade especialmente para o grupo das aves, onde ocorrem mais da metade das espécies de todo o estado da Bahia.

Valentim – Foto: ASCOM / PMBN

Os primeiros desbravadores da região onde se situa o município foram bandeirantes em busca de ouro, sendo o principal deles André da Rocha Pinto. Tal exploração se deu no final do século XVIII. Próximo a 1800 se estabeleceram definitivamente na chamada Fazenda de Uruba, o Capitão-mor Antônio Dias de Miranda. Dessa fazenda se irradiou os primeiros povoamentos que com o tempo passou a se denominar “Boca do Mato”. O nome Boa Nova surgiu mais ou menos em 1860, quando, ao passar por essa região, certo frade que voltando de uma missão na vila de Vitória da Conquista se perdeu nas selvas, sendo socorrido por moradores da terra. Em recompensa o frade ofereceu uma estampa de Nossa Senhora da Boa Nova, pedindo que construísse no local uma capela. O fazendeiro Antonio Coelho Sampaio, seu genro e um dos filhos de João Gonçalves Costa, foi quem se encarregou disto. Foi seu primeiro vigário o Padre Exupério de Souza Gomes. O município de Boa Nova foi elevado a cidade no dia 6 de Agosto de 1921.

Penachinho – Foto: ASCOM / PMBN

O turista que visitar Boa Nova, além de conhecer uma região de rara beleza, será presenteado pela cultura das Pastorinhas, dos Terno de Reis, dos presépios, quando setembro chegar, participará do marco dos festejos da cidade, a Festa da Padroeira e também poderá visitar o cruzeirão marco turístico da cidade. Há uma série de cachoeiras e mirantes, e um crescente turismo científico, ecológico e de observação de aves.  Em 2010 foi criado por decreto presidencial um Parque Nacional e um Refúgio de Vida Silvestre, que totalizam mais de 27.000 hectares de áreas protegidas, isso representa cerca de 31% da área do município. Parabéns Boa Nova! ASCOM / PMBN. Assista a homenagem da Prefeitura de Boa Nova.