POÇÕES: SAÚDE ENTRE AS PIORES DO ESTADO


Nesta quinta-feira (29), foi lançado o IDASUS (Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde – SUS), que avaliou o atendimento em saúde de todos os municípios, estados e em âmbito nacional de acordo com uma escala de 0 a 10. Na primeira avaliação, a pontuação do Brasil foi de 5,46. Pela primeira vez, o SUS recebeu notas pelo acesso e a qualidade dos serviços.

O IDASUS foi criado pelo Ministério da Saúde, o índice é o resultado do cruzamento de 24 indicadores que avaliam se a população está conseguindo ser atendida em uma unidade pública de saúde, além da qualidade do serviço.

Na escala de 0 a 10, a nota do município de Poções foi de 5,10, abaixo da média estadual que foi de (5,38) e da nacional (5,46). Com o índice, ficou comprovado que a saúde de Poções esta entre as piores do estado. Segundo os dados do IDASUS, outras cidades de menor porte tiveram notas melhores que Poções, como: Iguaí (5.55), Bom Jesus da Serra (5.55), Boa Nova (5.33) e Nova Canaã (5.57).

A avaliação constatou que a população Poçõense enfrenta muitas dificuldades para conseguir uma consulta ou um exame na rede pública de saúde, o que prejudicou a média do município.